Teve lugar no passado dia 18 de Agosto do corrente ano no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a cerimónia de oficialização da reeestruturação do Fórum Nacional do MARP. O Fórum ora reestruturado, passa a ser contituido de 36 personalidades do Governo,  da Assembléia da República, do Sector Privado e Organizações da Sociedade Civil.

A cerimónia foi dirigida por S.Excia o Primeiro-Ministro, Dr. Aíres Ali, e contou com a participação de S.Excia o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Aiuba Cuereneia, na qualidade de ponto focal do MARP no País, assim como de Membros do Fórum Nacional e Parceiros de Cooperação Internacional.  De notar que, o País aderiu ao Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP) em 2003.

Dos 30 países que aderiram voluntariamente ao MARP, 12 já se submeteram a auto-avaliação incluindo Moçambique, que tem neste momento a tarefa de implementar o Programa Nacional de Acção do MARP (2010-2014), em particular as instituições do Governo, Organizações da Sociedade Civil e Sector Privado.  Cabe aos Membros do Fórum Nacional do MARP em coordenação com o Governo, monitorar a implementação deste Programa.