A baronesa LyndaChalker, antiga ministra britânica para o desenvolvimento internacional, pretende atrair investimentos para o País através da agência AfricaMattersLimited, de que é Presidente, incluindo lobby junto do Parlamento Britânico.

Para o aprofundamento das intenções, LyndaChalker foi recebida, recentemente em audiência, pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Aiuba Cuereneia, tendo-se inteirado dentre outros assuntos, das áreas prioritárias de investimento em Moçambique e a orientação do Governo neste sentido.

O titular da planificação e desenvolvimento referiu, após agradecer os esforços da baronesa, que os investimentos não devem ser direccionados apenas às áreas de recursos minerais, com o surgimento das novas descobertas de carvão e gás, mas a outras áreas relevantes, como agricultura, agro-processamento, indústria ligeira, indústria transformadora, sectores cruciais para o desenvolvimento, e cuja robustez poderá reduzir as importações e aumentar as exportações.

O ministro enfatizou o facto de o País ser vasto e com corredores concebidos também para servir os países do interland, o que constitui simultaneamente orgulho e responsabilidade do Governo no âmbito da integração regional. Contudo, conforme apontou, as infra-estruturas internas, especificamente a comunicação rodoviária, constituem ainda grande desafio ao Governo, tendo desta forma implicações no processo produtivo, sobretudo na agricultura e indústria, sendo uma oportunidade para a AfricaMattersLimited prestar a sua assistência.

Do encontro, foi avançada a possibilidade da realização de uma conferência em Novembro próximo, para o aprofundamento das discussões e colher sensibilidades sobre as necessidades de investimentos no País, junto da sociedade, incluindo o sector privado(x)