A Ministra das Finanças, Carla Loveira, conferiu posse, hoje 11 de Abril de 2025, ao novo Director Geral das Alfândegas Osvaldo Augusto Santos Correia e Director Geral dos Impostos Moisés Patrício Marrime.
Dirigindo-se aos presentes, Loveira disse que o acto representa um momento de renovação sendo estas duas áreas chave no exercicio de administração e cobrança de impostos internos e do comércio externo.
Segundo a Ministra das Finanças, os impostos são a espinha dorsal do financiamento do Estado. É através deles que o Governo assegura recursos para investir na saúde, na educação, na infraestrutura e em todos os sectores essenciais ao desenvolvimento do país. Outrossim, as Alfândegas desempenham um papel estratégico na arrecadação de receitas, na proteção da economia nacional, na segurança das nossas fronteiras e na promoção do comércio legal e justo, referiu.
Carla Loveira desafiou ainda, aos directores empossados para que sejam competentes e íntegros de modo a garantir a arrecadação justa, eficiente e transparente das receitas fiscais. A vossa missão é nobre e estratégica, exige seriedade, competência e integridade, vamos precisar de vós uma nova postura para dinamizar a colecta de impostos. Hoje, mais do que nunca, o país exige de todos nós um compromisso inabalável com a legalidade, eficiência e transparência.
A titular das fianças sublinhou que a sociedade precisa de voltar a depositar nas Alfândegas e na AT a confiança de que os recursos públicos serão protegidos, que as regras serão aplicadas com justiça e que todos sem excepção cumprirão com suas obrigações fiscais e aduaneiras.
Refira-se que Osvaldo Correia já exerceu funções de Director de Serviços Centrais no Projecto de Comercio e Conectividade da Africa Austral e dos Postos de Fronteira de Paragem Única Moisés Marrime, exerceu funções de Director Geral Adjunto de impostos e Director de Serviços de Cobrança, Cadastro e Benefícios Fiscais.