A Ministra das Finanças, Carla Loveira, presidiu hoje, na Cidade de Inhambane, a Cerimónia do Lançamento da IV Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), uma iniciativa do Governo com fundos do Banco Mundial, através do Projecto de Acesso a Financiamento e Oportunidades Económicas, denominado Projecto Mais Oportunidades.
A IV Edição do FCID tem disponíveis 17 milhões de dólares note-americanos para financiar cerca de 100 empresas das províncias de Manica, Sofala, Gaza e Inhambane, nos sectores do agronegócio, turismo e construção civil.
Segundo Carla Loveira, que falava durante a cerimónia, o projecto representa um esforço do Governo de modo a responder as necessidades do sector privado nacional.
“ O sector privado nacional é o motor do crescimento económico e do desenvolvimento, pois gera riqueza, cria postos de trabalho e contribuí para o alargamento da base tributária”- explicou a ministra acrescentando que o FCID vem melhorar o acesso ao financiamento e as oportunidades económicas para as Pequenas e Médias Empresas, através de investimentos privados e públicos complementares, orientados pela demanda”.
O FCID é implementado sob a coordenação técnica da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (Agência do Zambeze). As edições anteriores, tiveram como zona geográfica de abrangência as províncias do Vale do Zambeze, (Tete, Manica, Sofala e Zambézia) e as províncias do Corredor de Nacala (Nampula, Cabo Delgado e Niassa).
Com o Projecto Mais Oportunidades, o Fundo Catalítico, pela primeira vez, passa a contemplar as províncias de Gaza e Inhambane, a Sul do país, ganhando uma dimensão nacional.
A cerimónia contou com a presença do Governador da Província de Inhambane, Francisco Pagula, mais de 150 representantes do sector privado, com maior enfoque para as áreas de agronegócios, turismo e construção.