WhatsApp Image 2025 03 11 at 10.46.51 espanha 1No contexto do novo ciclo de governação e com vista a estreitar as relações de cooperação entre os Governos da Espanha e dos Estados Unidos da América (EUA), a Ministra das Finanças Carla Loveira, manteve ontem, encontros separados com a Embaixadora da Espanha em Moçambique Teresa Orjales e dos EUA Peter Vrooman.

Durante os encontros, Teresa Orjales, endereçou mensagens de felicitações à dirigente das Finanças pela ocasião da sua nomeação ao Cargo e demonstrou abertura do seu país em continuar a apoiar Moçambique nas suas políticas de desenvolvimento. Outrossim, aproveitou a oportunidade para trocar impressões sobre a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento que terá lugar em Sevilha, Espanha, de 30 de Junho a 03 de Julho de 2025. Esta conferência será uma oportunidade para acelerar a implementação da Agenda 2030, vai igualmente apoiar a reforma da arquitectura financeira internacional, também vai definir a agenda de financiamento global e avançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, disse.

Carla Loveira, saudou a abertura do Governo Espanhol em continuar a apoiar o País e o convite feito de participação de Moçambique na Conferência sendo que o País é signatário da Agenda 2030 e tem estado a participar na reforma da arquitectura financeira internacional.

864A8143 espanha 2Enquanto isso, Peter Vrooman, passou em revista as diferentes fontes de apoio directo e indirecto do Governo americano à Moçambique com destaque para o Fundo Global,  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Programa Mundial de Alimentação (PMA), Plano de Emergência do Presidente dos EUA para a Luta contra a SIDA (PEPFAR) e toda a ajuda humanitária prestado ao país, frisando que parte destes financiamentos continuam em Stand by por decisão recente do Presidente dos EUA. Contudo, o Embaixador garantiu estar a trabalhar para a continuidade do apoio nas áreas consideradas cruciais em Moçambique tendo por último questionado sobre a nova estrutura institucional do Governo.

A Ministra das Finanças igualmente saudou o apoio histórico do Governo americano e fez notar que a actual situação de suspensão do financiamento cria desequilíbrios na proposta do PESOE 2025 na medida em que demanda esforço fiscal adicional por parte do Governo de Moçambique.

Respondendo à questão colocada, a titular das finanças, garantiu que a mesma está centrada em três principais áreas de actuação, a reestruturação da máquina governativa; a consolidação fiscal e a boa governação.