O Posto Administrativo de Natikiri, localidade de Yeye, Cidade de Nampula, acolheu as cerimónias Centrais do dia 11 de Julho, Dia Mundial da População, sob o lema “Acesso ao Planeamento Familiar para o Alcance do Dividendo Demográfico’’.
O Ministério da Economia e Finanças, na qualidade de organizador do evento, participou na efeméride sobre a liderança do mandatário do Governo para dirigir as cerimónias, o Ministro da Saúde Armindo Tiago.
Na sua intervenção, Tiago disse que a nível global, o dia Mundial da População é celebrado anualmente no dia 11 de Julho de cada ano.
Recordou igualmente que a data foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1989, como reconhecimento da importância da planificação do crescimento populacional como parte da agenda de desenvolvimento e bem-estar das sociedades.
“ A população é o recurso mais precioso do planeta terra, cada indivíduo, com suas habilidades, conhecimentos, experiências, sonhos e aspirações, contribui para o desenvolvimento da sociedade e para a materialização do bem-estar social’’.
De acordo com o Ministro, o termo Dividendo Demográfico, pode não ser de fácil compreensão para todos os segmentos da sociedade. Aliás, algumas vezes, pode ser mal interpretado. Ela refere-se aos ganhos económicos que podem surgir ou advir quando a proporção da população em idade activa aumenta em relação à população dependente, como crianças e idosos. Uma estrutura etária com estas características, isto é, com predominância de população em idade activa, oferece uma janela de oportunidade para acelerar
o crescimento económico e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.
O dirigente afirmou que a população moçambicana tem estado a crescer a um ritmo acelerado. As Projecções do Instituto Nacional de Estatística indicam que em 2024, o País tem cerca de 33 milhões de habitantes e, em 2050, se o ritmo de crescimento se mantiver, chegaremos a cerca de 60 milhões de habitantes. Isto é, nos próximos 25 anos, poderemos duplicar a população do País.
Antes das cerimónias oficiais, o titular da Saúde acompanhado pelo Governador de Nampula Manuel Rodrigues, fez a entrega de enxovais às crianças nascidas naquela data. Na ocasião o Governador falou da necessidade de se tomar medidas estruturadas e coordenas na educação de jovens e adolescentes para adiar o início de relações sexuais para mais tarde e se concentrar na sua educação.
Também testemunhou-se a entrega de kits colectivos de auto-emprego para 10 Associações Juvenis nos distritos de Muecate, Meconta, Larde, Lalaua, Moma, Mogincual, Eráti, Murrupula, Liúpo e Mecuburi, uma acção inserida nas medidas activas de promoção de criação do emprego no seio da Juventude.
Os kits são entregues no âmbito do programa Meu Kit, Meu Emprego, da iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego e implementado pelo Instituto Nacional de Emprego tendo sido alocados cerca de 200 jovens associados das áreas de Serralharia Civil, Mercenária, Carpintaria, Agricultura, Avicultura e Pesca e Material Desportivo.
Por seu turno, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto falando momentos após o acto, instou aos beneficiários a criarem postos de trabalho de modo a ajudar outros Jovens que necessitam de emprego por forma a contribuir para o desenvolvimento de negócios e cultivar o espírito de empreendedorísmo, isso é fundamental.