banco 1A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (Agência do Zambeze) e a Cooperação Alemã através do KfW – Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) assinaram, na terça-feira, 21 de Maio de 2024, um acordo de subvenção orçado em 12 milhões de euros.

O montante destina-se a estabelecer um mecanismo de financiamento ao desenvolvimento de cadeias de valor de modo a permitir o acesso facilitado das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e os pequenos produtores que actuam no sector do agronegócio com um foco especial na região do Vale do Zambeze, que abrange a Província de Tete e parte de Manica, Sofala e Zambézia.

De acordo com a Chefe da Cooperação na Embaixada da República Federal da Alemanha, em Moçambique, Christine de Barros Said, o acordo de financiamento visa criar empregos e oportunidades de rendimento para os pequenos agricultores nas zonas rurais, apoiando a bancarização das empresas líderes da cadeia de valor no sector agrícola.

“ Espero que este programa ajude as empresas e os pequenos agricultores a crescer o seu negócio, a criar empregos e a alimentar a crescente população moçambicana, tornando assim Moçambique cada vez mais próspero”- apelou a Chefe da Cooperação Alemã.

banco 2Segundo a diplomata, o programa visa complementar os actuais programas de linhas de crédito da Cooperação Financeira Alemã, no valor de cerca de 41 milhões de euros, através do KfW e do Banco de Moçambique.

Já o Director-Geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, avançou que a subvenção destina-se a “estabelecer um mecanismo de suporte e apoio as MPMEs por via de cobertura do valor de colateral, até 50%, que permitirá aumentar o seu acesso ao financiamento bonificado, entre 8-10%”.

O dirigente explicou ainda que o montante, disponibilizado pelo KFW e o Banco Central (de Moçambique), operacionalizado pelos bancos comerciais, é parte de um valor na ordem de 41 milhões de Euros, destinados a apoiar o sector de agronegócios nacional com enfoque na região do Vale do Zambeze, que abrange as Províncias de Manica, Tete, Zambézia e Sofala.

O evento contou com a presença do Director-Geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, Chefe da Cooperação na Embaixada da República Federal da Alemanh, Christine de Barros Said, Director da KFW- Banco Alemão de Desenvolvimento em Maputo, Steffen Beitz, quadros do Ministério da Economia e Finanças, entre outros.