ParceiroFmiUma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Moçambique por duas semanas para a quarta revisão do Programa de Reformas Económicas. No kickoff meeting, o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, avançou que na última missão, enfrentou-se o desafio de calibrar as medidas fiscais e estruturais do Programa para manter o ritmo de consolidação fiscal, assegurar uma trajectória sustentável da massa salarial, melhorar os parâmetros de sustentabilidade da dívida pública e a capacidade de mobilização de recursos para atender às necessidades de financiamento da economia. 

Ė por este e outros motivos que a missão vai trabalhar nos próximos dias com diversos Departamentos do Ministério da Economia e Finanças (MEF) e do Banco de Moçambique e outras instituições dos sectores público, privado e organizações da sociedade civil. Quero desde já agradecer o empenho de todos, destacando que os progressos que temos alcançado ao longo desta jornada têm sido de extrema importância para o aprofundamento da estabilidade macroeconómica e a retoma de um crescimento sustentável da economia moçambicana. Saudamos igualmente a equipa do FMI e manifestamos o nosso apreço por todo o apoio e compromisso investidos em Moçambique, frisou o dirigente.

Parceirofmi2O titular da economia e finanças enalteceu o facto de ter se desenvolvido muito trabalho nas missões anteriores, entretanto, a natureza dinâmica da economia moçambicana faz identificar novos desafios, com destaque para a necessidade de ajustar o quadro de políticas económicas para amortecer o impacto dos choques climáticos e os desafios impostos pelo terrorismo na região norte. Apesar destes desafios, o Governo continua comprometido a fortalecer o engajamento com o Fundo para o alcance dos objectivos do Programa. Temos consciência que ainda temos um caminho longo por percorrer nossas equipas estão prontas para trabalhar com a missão neste período e eu pessoalmente me coloco a disposição sempre que for necessário, anotou.

De acordo com o Chefe da Missão do FMI, Pablo Lopez Murph, a reunião com o Ministro da Economia e Finanças, Governador do Banco de Moçambique, entre outras figuras presente s no encontro enquadra-se no âmbito da quarta revisão do programa de Facilidade de crédito alargado para o período 2022-2025, acordado entre o FMI e o Governo de Moçambique. Numa primeira fase estamos a manter encontros com os dirigentes destes sectores para alcançarmos aquilo que são os objectivos desta 4 missão, concluiu.