ko 1O Serviço Provincial da Economia e Finanças de Gaza (SPEFG), organizou com o apoio do Programa de Financiamento para a Adaptação às Mudanças Climáticas (LoCAL), uma capacitação sobre Conta de Gerência, que decorreu de 19 a 21 de Março de 2024, no Distrito de Mandlakazi, tendo como grupo alvo os técnicos dos Governos locais e Municipais ligados à elaboração da Conta de Gerência, com o objectivo de melhorar o processo de elaboração e emissão de parecer sobre a conta de gerência.

Esta actividade, facilitada pelo técnico da Inspecção Geral de Finanças (IGF), Hermínio Chivura, contou ainda com a participação de técnicos do Tribunal Administrativo Provincial, da Procuradoria Provincial, dos Serviços Provinciais do Ambiente (SPA), do Serviço Provincial da Economia e Finanças (SPEFG) e da equipa de assistência técnica do programa LoCAL.

Intervindo na sessão de abertura do evento, o Director do SPA, Jacinto Tualufo, sublinhou que a presença dos técnicos na formação mostrava o interesse existente em cada participante de melhorar o desempenho das suas actividades, tendo por isso, convidado e apelado a todos os presentes para que tirassem o máximo proveito dos conteúdos que o formador iria apresentar para que possam igualmente partilhar com os demais colegas nos sectores. Aquele dirigente frisou ainda que as matérias a obter no processo de elaboração da Contas de Gerência, iriam igualmente contribuir para melhorar a pontuação dos Distritos aquando das próximas Avaliações Anuais de Desempenho no âmbito do LoCAL.

No final da capacitação, os participantes deixaram o seu parecer, tendo o chefe de Repartição de Finanças do distrito de Limpopo, Geremias Bazima, em representação dos técnicos distritais e municipais, considerado que a mesma foi de extrema importância, uma vez que realizou-se num momento em que os Distritos estão a elaborar a Conta de Gerência relativa ao ano 2023.

Outrossim Bazima enalteceu que a capacitação foi ainda uma oportunidade para o esclarecimento das dúvidas surgidas com a introdução de novos modelos para a elaboração da conta de gerência.

bv 1Por outro lado, o Gestor do Programa LoCAL em Gaza, Alípio Vaz Teresa, sugeriu que futuramente deve–se realizar mais exercícios práticos sobre os conteúdos ministrados de modo a eliminar algumas limitações que ainda possam prevalecer.

Em jeito de conclusão, a Directora do SPEFG, Romana Baulane, repisou que os trabalhos ligados à elaboração da Conta de Gerência devem ser tratados com muita seriedade e precisão, de modo a evitar possíveis lacunas e erros, e que todos os colegas tenham de facto colhido bons ensinamentos sobre a matéria.