Desenhado para fortalecer a capacidade dos governos locais de prestação de serviços básicos resilientes e de construção de infraestruturas adaptados ao clima, o Local Climate Adaptive Living Facility (LoCAL), do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), apoia o Governo de Moçambique a ouvir as vozes e as necessidades das comunidades, em nove das 11 províncias do país, com resultados tangíveis.
Na Província de Inhambane, o LoCAL beneficia diretamente mais de 200 mil pessoas, 15% das pessoas que vivem na província e já entregou 41 infraestruturas resilientes. Dentre elas, clínicas de saúde, maternidades, escolas, sistemas de abastecimento de água e de dessalinização, além de apoio a meios de vidas resilientes, em 10 dos 14 distritos da província e em um município. Tudo graças ao apoio dos governos da Bélgica e da Suécia.
Nos últimos anos, a província já passou por duas secas e quatro ciclones. Com o agravamento das mudanças climáticas, a incidência de eventos climáticos extremos só tende a aumentar, uma vez que Moçambique é considerado o terceiro país da África mais vulnerável a riscos de desastres, segundo o Relatório Global da ONU de Avaliação da Redução do Risco de Desastres.
Foi numa missão conjunta e composta por uma equipa multissectorial, Diretores dos Órgãos Descentralizados(CEP), Órgãos de Representação do Estado (CSPREI), Técnicos do Serviço Provincial da Economia e Finanças, Direção Provincial das Obras Publicas e Recursos Hídricos, Direção Provincial do Ambiente, Direção Provincial da Saúde e Direção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, foram visitadas algumas das obras financiadas pelos fundos do Programa LoCAL, para aferir o nível de execução, e assegurar que tudo corra dentro dos padrões, normas e qualidade desejáveis, olhando para aquilo que é o diferencial do Programa LoCAL - resiliência a mudanças climáticas.
Considerado melhor Programa que Inhambane tem, por sua Excelência, Daniel Francisco Chapo, Governador da Província de Inhambane, este programa tem vindo a se destacar na construção de várias obras tais como o Sistema de abastecimento de águas, centros de saúde, escolas, estações meteorológicas, sempre olhando para as mudanças climáticas.