Decorre no Distrito de Marracuene, localidade de Macaneta, a capacitação de técnicos de nível central, Instituições Tuteladas (IT) e Serviços Provinciais da Economia e Finanças (SPEF) afectos às áreas de Comunicação e Imagem sobre a harmonização de procedimentos de conteúdos veiculados no Ministério da Economia e Finanças (MEF).
O Seminário surge da necessidade de o Gabinete de Comunicação e Imagem garantir a articulação entre as actividades das Direcções Provinciais e dos órgãos centrais do Ministério, no domínio da Comunicação e Imagem. O encontro visa igualmente, dentre outros objectivos, municiar os Pontos Focais com ferramentas essenciais por forma a melhorar a comunicação entre as Unidades Orgânicas do MEF, IT e o cidadão, com intuito de salvaguardar a identidade visual do Ministério.
No evento referiu-se ao facto de o MEF ser por natureza, uma instituição que consta do agendamento mediático nacional e internacional. Por esta razão, com a capacitação pretende-se aprimorar também técnicas que ajudem a instituição a melhorar a apresentação das temáticas sobre finanças públicas, bem como a sua postura perante a media no geral.
É nossa expectativa que esta formação produza resultados satisfatórios no relacionamento do MEF com a imprensa, mas sobretudo no relacionamento com a sociedade que esta cada vez mais atenta e solícita por informação pública de qualidade – lê-se no programa em nosso poder.
Consta ainda do programa do evento de 3 dias, a influência das línguas maternas no processo de comunicação da língua oficial, Comunicação Institucional versus Social, o papel da Revista de Imprensa na Gestão da Imagem do MEF e a harmonização de procedimentos para a recolha, tratamento, elaboração e divulgação de informação do MEF, dentre outros temas.