O Ministério da Economia e Finanças (MEF) realizou nos dias 17 e 18 de Agosto em Mulotana, Distrito de Boane, um seminário sobre “Progressos e Iniciativas de Alto Impacto para a Aceleração da Implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030”.
O evento tinha como objectivo identificar a proposta de compromissos nacionais e globais de Moçambique para a transformação dos ODS, relativamente ao percurso, investimentos e meios de execução.
Falando na abertura do seminário, o Director Nacional de Monitoria e Avaliação do MEF, Jorge Sipanela, disse haver necessidade de apropriação pelos sectores dos compromissos dos ODS e garantir o seu alinhamento com os instrumentos de planificação vigentes, bem como assegurar a sua visualização e operacionalização no Plano Economico e Social e Orçamento do Estado 2024 (PESOE 2024).
Sipanela frisou ainda que esperava do seminário a produção de informações a serem submetidas e aprovadas pelo Conselho de Ministros e posteriormente apresentadas à Cimeira dos ODS 2023 referente a implementação dos mesmos. Para o exercício de 2024, deverão os sectores identificar os indicadores que vão concorrer para a implementação da Agenda 2030 ao nível dos projectos do PESOE.
Para o representante do PNUD, Alex Waller, o Seminário era importante porque ajudará o Governo avaliar a implementação dos ODS, bem como preparar a sua presença na Cimeira das Nações Unidas em Setembro em Nova York.
Para além de Moçambique, prevê-se que participem na cimeira todos os Estados membros da Organização das Nações Unidas e espera-se que o país colha experiências de outras nações na gestão dos ODS.