864A1685 10 Ministério da Economia e Finanças (MEF), procedeu com a capacitação de Técnicos em Auditoria, Controlo Interno e Compliance.

A formação de cinco dias, subordinada ao Tema “Auditoria, Controlo Interno e Compliance”, visava entre outros aspectos responder às exigências requeridas na actuação como auditores no desempenho das actividades.

Discursando na sessão de encerramento da reuniao, a Chefe de Departamento de Coordenação da Formação, em Representação da Direcção de Administração e Recursos Humanos, Neusa Machava disse que chegados ao final de uma jornada de trabalhos, que durou sensivelmente cinco dias, é possivel afirmar que valeu a pena, olhando para os trabalhos em grupos que foram todos certos. Estamos certos que já dispõem de ferramentas necessárias para imprimirem nova dinâmica nas vossas tarefas, com enfoque nos resultados e estes devem-se circunscrever ao rigor no controlo interno e fiscalização, porque só deste modo será possível mudar a imagem actual, para níveis de excelência, enalteceu a chefe acrescentando que a nossa satisfação nos permite agradecer a Direcção Máxima do Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) por terem selecionado com rigor os formadores, o que permitiu corresponder com os desafios que vos colocamos, e não menos importante, agradecer em particular aos formadores e toda a equipa, pela disponibilidade em abraçar o nosso convite para capacitar os quadros do nosso sector. Esperamos que esta colaboração prevaleça e haja mais oportunidades.

 

Estamos convictos que este desiderato foi amplamente atingido, a avaliar pelas competências dos formadores e a entrega dos formandos em todas as etapas do curso, quer nos aspectos teóricos, quer nas questões práticas através de exercícios que refletem as várias realidades do vosso dia-a-dia laboral.

Machava garantiu que o momento constituiu, igualmente, uma oportunidade para proporcionar uma socialização entre os participantes e a discussão sobre temas que a todos interessam,  cuja prática se torna cada dia mais necessária nas atribuições dos participantes.

Com as competências adquiridas durante o processo de formação que hoje termina, devem alavancar para desafios que vos esperam em prol do melhor desempenho da vossa actividade. Deveis estar numa corrida contra o tempo, visando responder as exigências requeridas na actuação como auditores, pois assim ganha a instituição e o País.

864A1574 1A chefe invocou aos participantes a estarem aptos para transformar, princípios e valores em atitudes que possa beneficiar a imagem institucional e toda a Sociedade e o País em particular, pois, como sabeis, a transparência e a boa gestão de finanças públicas constituí um imperativo, e vós sóis chamados a materializar este desafio. Julgamos que esse objectivo será alcançado, graças a vossa entrega e dedicação durante a formação e pelas acções que irão tomar daqui em diante.

Uma palavra de apreço ao Banco Mundial, que torna possível nossos desafios de formação em realidade, através da disponibilização de fundos do Projeto de Gestão de Recursos Públicos, para Prestação de Serviços (GEPRES).

Na qualidade de anfitriã do evento, a Directora do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno, Sândia Domingos,  disse ter sido um momento de muito aprendizado e muita troca de experiência pois, durante o evento foi possível o fortalecimento de competências técnicas dos quadros afectos a áreas de Auditoria, Controlo Interno e Compliance, a nível do Órgão Central e dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças