Vice INE IOF Principal 1A Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, participou em Maputo no seminário de lançamento de Divulgação de dados do Inquérito sobre Orçamento Familiar, no período de 2022.

O Inquérito sobre Orçamento Familiar, comumente designado por IOF, é uma das mais antigas pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Intervindo na ocasião Louveira disse que o estudo divulgado foi realizado entre 2022 e 2023 (IOF 2022) com base numa pesquisa por amostragem probabilística, estratificada e multi-etápica tendo em referência a amostra mãe, de 2017-2027, elaborada a partir dos resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação de 2017.

Para a dirigente, o IOF visa essencialmente obter informações sobre a natureza e o destino das despesas de consumo, bem como informações sobre diversos recursos relacionados com as condições de vida dos agregados familiares.

Tal como nos cinco (5) Inquéritos de Orçamento Familiares realizados anteriormente, de 1996 a 2020, as unidades de observação e análise deste IOF é o agregado familiar e respectivos membros residentes habituais. Portanto, foi com base nestes pressupostos que cada agregado familiar selecionado foi visitado durante sete (7) dias contínuos, tendo a recolha de dados para o IOF ocorrido durado 12 meses contínuos, subdivididos em 4 trimestres para representar a estacionariedade das despesas, receitas e outras características sócio-económicas a nível geográfico e durante o ano, frisou.

A vice-ministra garantiu que o inquérito alicerçou-se na realização de entrevistas directas e foram recolhidos dados sobre a caracterização dos alojamentos, bens duráveis e equipamentos neles existentes, a caracterização e receitas monetárias dos membros dos agregados familiares,  as despesas diárias efectuadas pelos agregados familiares durante os sete dias consecutivos de entrevistas e, de uma forma retrospectiva, sempre fazendo menção ao dia anterior ao da entrevista e sobre as despesas do agregado familiar cuja probabilidade de realização é superior aos sete dias.

Os dados sobre despesas incluem quantidades, valores, bem como o tipo de estabelecimento onde foi realizada a aquisição. A classificação e codificação das despesas de consumo baseia-se no Manual de Classificação Internacional do Consumo Individual por Objectivos (COICOP).

Por sua vez a Presidente do INE, Eliza Magaua, disse que ao nível global, os inquéritos aos orçamentos familiares são designados Household’s Budget Survey e são realizados anualmente (nos países com financiamento próprio), e em países com recursos limitados, como é o nosso caso, o IOF realiza-se de 5 em 5 anos, no entanto, o desejável seria de realizá-lo de 3 em 3 anos, para acompanhar a evolução do bem-estar das famíliasm, sublinhou.

Vice INE IOF 1O evento decorreu em formato híbrido e contou com a participação de individualidades do Governo, Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Sociedade Civil.

Importa mencionar que o IOF 2022 foi realizado com financiamento do Governo de Moçambique e dos Parceiros de Cooperação Internacional que apoiam os programas do INE, com particular destaque para o Banco Mundial, UNICEF e Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).