864A9646 1O Ministério da Economia e Finanças (MEF) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) capacita Jornalistas em Dividendo Demográfico, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e instrumentos de gestão de finanças públicas.

Na sessão de abertura do encontro, o Director do Gabinete de Comunicação e Imagem do MEF, Alfredo Mutombene sublinhou ser fundamental que os jornalistas sejam actualizados sobre os temas propostos para a capacitação. O seminário foi concebido para jornalistas que trabalham em diferentes meios de comunicação impressos, televisivos e online. o MEF viu a necessidade de partilhar estas infomacões com os jornalistas pois, vocês terão a responsabilidade de fazer a expansão ao nível dos orgãos de comunicação onde estão afectos, disse.

O Seminário tinha como objectivos melhorar os conhecimentos e as competências dos jornalistas na reportagem e análise de questões relacionadas com a dinâmica populacional, dividendo demográfico, Agenda 2030, e os instrumentos de gestão de finanças públicas (ENDE, CFMP, SNIP, Ciclo de Planificação).

Os jornalistas da imprensa escrita e electrónica desempenham um papel crucial na aceleração da agenda do dividendo demográfico por várias razões, têm o poder de aumentar a consciencialização sobre a dinâmica populacional, o dividendo demográfico e os seus potenciais benefícios.

Podem influenciar o público, os decisores políticos e as principais partes interessadas sobre a importância de investir nos jovens, especialmente nos países em desenvolvimento.

Através das suas reportagens, os jornalistas podem destacar histórias de sucesso, partilhar dados e estatísticas e lançar luz sobre os desafios e oportunidades relacionados com o dividendo demográfico.

Sobre o Dividendo Demográfico, ficou patente a finalidade da Política da População tendo sido sublinhado que há necessidade de desenhar-se a inter-relação entre factores demográficos, por um lado, e variáveis ​​de desenvolvimento, por outro, com o objectivo de reduzir a lacuna entre o alto crescimento populacional e a baixa produtividade económica, acelerar o processo de desenvolvimento económico e social por meio de programas holísticos de desenvolvimento integrado, influênciar os determinantes das variáveis demográficas, de modo a  que a tendência e dinâmica da população contribuam para um crescimento económico harmonioso e uma melhoria crescente da qualidade de vida e bem-estar da população moçambicana e elevar o status económico das mulheres e melhorar significativamente a situação social e económica dos grupos vulneráveis, entre outros.

As questões sobre dividendo demográfico tem relação directa com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que foram domesticados e integrados ao nível do Subsistema de Planificação e Orçamento. Neste quesito, os Jornalistas tiveram a oportunidade de se informar sobre o processo de planificação e orçamentação que inicia com a elaboração do Cenário Fiscal de Medio Prazo.

O CFMP apresenta a visão de médio prazo da política fiscal com base nas perspectivas do quadro macroeconómico e fiscal, e indica a estratégia fiscal no próximo triénio, na qual destaca: (i) as grandes linhas da política e da estratégia do governo, que serão detalhadas e operacionalizadas pelo PESOE; e (ii) as mudanças estruturais no âmbito da priorização das despesas e do grau de previsibilidade dos recursos, contribuindo para uma planificação estratégica, coerente e compatível com os recursos disponíveis tendo em conta a conjuntura económica e os aspectos estruturais.

864A9733 1Foram ainda apresentados aos jornalistas as Metodologias e Orientações para elaboração do Plano Economico e Social e Orçamento do Estado e o Ciclo de Planificação e Orçamentação.

No fim, os Jornalistas ampliaram os seus conhecimentos sobre os instrumentos de gestão de finanças públicas para melhor reportar em torno das questões socias e económicas do país e sobre o dividendo demográfico e recomendaram ao MEF a institucionalizar as capacitações de modo a que os media possam acompanhar melhor as reformas públicas em curso.