Uma missão de Assistência Técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) inicia hoje, 24 de Abril do ano em curso, uma visita de duas semanas a Moçambique com o objetivo de fazer a segunda monitoria ao Programa do Governo com o FMI (Extend Credit Facility). A Missão do FMI vai analisar os últimos desenvolvimentos macroeconómicos referentes ao ano de 2022 e perspectivas para o Médio Prazo.
Durante a Reunião Inicial da delegação do FMI, com o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela e o Governodor do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, sublinhou que o País experimenta novos avanços nos principais indicadores macroeconómicos, tendo frisado que o crescimento económico deverá acelerar a médio prazo, com uma média de 5,7% entre 2022 e 2024.
Por seu turno, o Chefe da Missão do FMI, Pablo Lopez Murphy, disse que a sua instituição financeira está em Moçambique para analisar os recentes desenvolvimentos macroeconômicos alcançados pelo País. A Missão do FMI vai cobrir diferentes áreas com destaque para o Sector Monetário e Financeiro, Sector Externo (Balança de Pagamento e Dívida Externa), Sector Fiscal, Planificação e Financiamento ao Investimento e Governação.