Num evento presidido pelo representante do Secretário do Estado na Província de Inhambane, Ricardo Nhacuongue, celebrou-se o dia Nacional do contribuinte que contou com a presença de várias individualidades da província.
O Dia Nacional do contribuinte celebrado a 22 de Março e visa enaltecer o contribuinte como agente fundamental para o desenvolvimento efectuando-se o balanço e reflexão sobre os desafios inerentes à Tributação. Para o presente ano, o dia é celebrado sob o lema Engajando o Cidadão para Exercício da Cidadania Fiscal.
Intervindo na reunião, Ricardo Nhacuongue disse que a celebração do dia Nacional do Contribuinte visa enaltecer o papel fundamental que um contribuinte tem na sociedade, para além disso, hoje, a nível central serão distinguidos os melhores contribuintes do ano 2022, mais uma vez, o acto vai sublinhar o papel crucial que os contribuintes têm no alargamento e consolidação da base tributária nacional.
Por seu turno, a Directora-Geral dos Impostos, Lurdes Inês Banze sublinhou que o evento insere-se num contexto fundamental nos dias actuais, pois, há necessidade de mostrar o contribuinte a sua importância no cultivo da cidadania fiscal, cumprindo e fazendo cumprir as suas obrigações fiscais, primeiro como cidadão agente económico (contribuinte de direito) e segundo com cidadão contribuinte de facto, enfatizou.
A dirigente sublinhou ser importante que a Celebração do Dia Nacional do contribuinte decorra com um misto de sentimentos de felicidade e de preocupação. Pois, felicidade porque a nossa economia mostra sinais de vitalidade apesar de várias vicissitudes, nomeadamente, a vulnerabilidade do nosso País aos fenómenos naturais como inundações, secas, ciclones e sismos, sendo que alguns são cíclicos e outros ocasionais.
Refira-se que na presente celebração, todos os sectores da economia são chamados a dar o seu contributo, desde as reformas com vista a simplificação da legislação e dos procedimentos. A expansão e consolidação das plataformas digitais à diversificação dos meios de pagamentos, a gestão dos contribuintes, tornando o cumprimento das obrigações mais estratégicos que as mesmas representam no alagamento da base tributária.
No final do evento foram atribuídos menções honrosas aos contribuíres que mais se destacaram ao nível provincial no cumprimento das obrigações fiscais do ano transacto.