Voice MEF LoCALO Governo de Moçambique representado pela Vice-ministra da Economia e Finanças Carla Louveira e a Embaixada da Suécia representada pela chefe Adjunta Cooperação Luísa Fumo, assinaram em Lichinga um acordo de extensão do Programa de Financiamento Climático aos Governos Locais, designado por LoCAL, da sigla inglesa Local Climate Adaptive Living avaliado em USD 12 milhões.

Na sua intervenção, Carla Louveira disse que o Programa LoCAL tem como objectivo mobilizar e canalizar o financiamento para investimento de adaptação e resiliência face às mudanças climáticas a nível dos distritos e municípios. O montante hoje anunciado pela Suécia vai assegurar a expansão do Programa para três distritos de Niassa, nomeadamente, Marrupa, Metarica e Maúa e dois distritos em Nampula, a Ilha de Moçambique e Angoche, para além de alguns distritos das províncias de Gaza e Inhambane, sublinhou.

Para Louveira este financiamento climático faz parte dos compromissos do Acordo de París e das Recomendações da Conferência das Partes onde os Países desenvolvidos prometeram financiar os países menos desenvolvidos na área de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas e com os Planos Locais de Adaptação. 

LoCALA Chefe Adjunta da Cooperação Sueca em Moçambique, Luísa Fumo salientou ainda que o programa LoCAL resulta duma parceria que a Suécia estabeleceu em 2018 com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Capital- UNCDF, com o intuito de apoiar o Ministério da Economia e Finanças e o Ministério da Terra e do Ambiente a financiar a implementação dos Planos de Adaptação Local a nível distrital através da sua integração nos Planos de Desenvolvimento Distrital.

Luísa Fumo salientou que, de 2018-2022, o programa LoCAL teve um orçamento de cerca 12 milhões dólares, para implementar várias intervenções resilientes em 13 Distritos de Gaza e Inhambane, tendo descentralizado mais de 70% dos fundos directamente para 8 distritos de Gaza e 5 distritos em Inhambane bem como, para ambos Governos provinciais.