GdM parceirosO Governo de Moçambique, representado pelo Ministro da Economia e Finanças, partilhou, nesta quinta-feira, 16 de Fevereiro do ano corrente, com os Parceiros de Cooperação, a chamada “Lista Verde” das acções prioritárias do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado (PRCD) 2023-2024 com financiamento do Banco Mundial no âmbito do Projecto de Recuperação da Crise do Norte (NCRP), bem como o mapeamento das acções prioritárias sem financiamento categorizadas de “Listas Laranja e Vermelha”.


Na sua intervenção, o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, enalteceu a partilha das várias iniciativas em curso, sugerindo o reforço do mecanismo de coordenação, bem como o estabelecimento de um Comité de Direcção a nível Central com todos os Parceiros que têm intervenções em Cabo Delgado.
Por seu turno, o Director Nacional de Monitoria e Avaliação, Jorge Sipanela, sublinhou que, o Governo aprovou o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado (PRCD) 2021-2024 estruturado em 3 Pilares relativos a Assistência humanitária, Infra-estruturas da Administração Pública, Sociais e Económicas e de Actividades Económicas.
O PRCD conta com o apoio de Parceiros de Cooperação estando já em curso algumas intervenções que estão sendo desenvolvidas por vários actores naquela Província.
Entretanto há ainda desafios relacionados com a reposição de infra-estruturas públicas, económicas e sociais destruídas nos distritos afectados, bem como a criação de condições básicas para a população que retorna às suas zonas de origem. O outro desafio, tem a ver com a criação de oportunidades de emprego e geração de renda através de actividades económicas.
Sipanela, sublinhou que face aos desafios presentes, urge a necessidade de mobilizar recursos para o financiamento das acções do PRCD nos de Palma, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Macomia, Quissanga e Nangade de modo a garantir o retorno seguro da população e o funcionamento da Administração Pública.
Para melhor focalização das intervenções nos distritos afectados foi efectuado o mapeamento e priorização das acções tendo resultado na classificação em 3 categorias designadas Lista Verde, Lista Laranja e Lista Vermelha, concluiu o Director.
GdM parceiros2Por sua vez, os Parceiros partilharam as várias intervenções em Cabo Delgado e em outras Províncias da Zona Norte no âmbito da implementação do Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte de Moçambique (PREDIN). Nas suas intervenções destacaram a pertinência de estabelecer uma Plataforma de Coordenação das acções em Cabo Delgado e a zona Norte.
Participaram neste encontro do lado do Governo o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Secretário do Estado de Cabo Delgado, e quadros do MEF (DNMA, DNTCEF e Gabinete de Comunicação e Imagem). Do lado dos Parceiros estiveram presentes a Embaixadora da Suécia, o Embaixador dos EUA, a Coordenadora Residente das Nações Unidas, os Directores do Banco Mundial para Moçambique, a Representante da USAID, o Representante da União Europeia, o Representante do PNUD e a Chefe de Cooperação da Suécia.