O Ministério da Economia e Finanças (MEF), através da Direcção Nacional de Monitoria e Avaliação, realizou de 21 a 25 de Novembro de 2022 o seminário sobre o progresso e ponto de situação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constantes da agenda 2030.
O evento que decorreu no Distrito de Boane, Posto administrativo de Mulotane, juntou técnicos do MEF e de diversos sectores de outros ministérios, afectos à áreas de Planificação, tinha dentre vários objectivos a avaliação dos progressos da agenda 2030 no âmbito dos ODS.
Dirigindo-se aos participantes, o Director Nacional Adjunto de Monitoria e Avaliação Albano Manjate disse que o seminário servirá para avaliar a eficácia dos indicadores dos ODS no Programa Quinquenal do Governo (PQG 2020-2024). Vamos procurar neste encontro analisar os indicadores que são do nosso conhecimento, o seu alcance e propor possíveis soluções, disse.
O dirigente sublinhou que no contexto da implementação do PQG, em 2020, o Pais elaborou e apresentou no Fórum de Alto Nível das Nações Unidas, a primeira revisão nacional voluntaria dos ODS (RNV-2020) em paralelo o quadro nacional dos indicadores dos ODS, como ponto de situação de implementação destes no País.
O Governo estabeleceu em 2016 o grupo nacional de referência para ODS, um mecanismo nacional de coordenação composto por representantes e actores das políticas e programas nacionais de desenvolvimento com mandato de integrar na agenda 2030 no sistema de planificação e orçamentação.
Por seu turno, o Representante Residente do PNUD em Moçambique, frisou que era oportuno que o evento trouxesse subsídios técnicos que possam melhorar os instrumentos dos ODS inscritos no PESOE para a sua operacionalização. Este evento é técnico, por isso, vamos fazer do memento para socializar os instrumentos dos ODS de a alcançarmos os objectivos desenhados na Agenda 2030.