Num trabalho conjunto com o CEDSIF-IP – Delegação de Inhambane, Tribunal Administrativo e Procuradoria da República, o Departamento de Património do Serviço Provincial da Economia e Finanças da Província de Inhambane (SPEFI), promoveu no mês de Setembro, a capacitação de todos os sectores em matérias relacionadas ao MPE (Módulo de Património do Estado).
A formação tinha como fim, a redução dos índices de corrupção e, a aposta é doptar o funcionário público de boas práticas, ética e demais comportamentos que possam contribuir para o alcance dos objectivos traçados.
No seu discurso de abertura, o Delegado do CEDSIF-Delegação de Inhambane, Adérito Raimundo da Silva, na qualidade de hospedeiro e coordenador da formação, disse ser fundamental que os técnicos adiram à capacitação de modo a actualizarem-se relativamente ao MPE. Só colaborando nesta capacitação que servirá de alicerce na tomada de novos conteúdos sobre a plataforma (MPE) que permitirá uma uniformização nos conhecimentos que serão partilhados pelos formadores, disse o coordenador.
Ademais, o Processo de migração nas nossas vidas profissionais irá afectar –nos bem como a dinâmica do tempo sempre irá obrigar-nos a abraçar novas metodologias de trabalho por forma a executar as tarefas de modo mais eficaz e eficiente, desta forma não podemos estar alheios a este processo, sobretudo neste século considerado também de revolucionário em termos tecnológicos, frisou Silva, acrescentando que é por isso que foi convidado o Tribunal Administrativo e a Procuradoria da República, instituições de vanguarda, que lideram no combate a este mal dia a dia, sem deixar de lado a Unidade de Controlo Interno do SPEFI.
Durante a capacitação, foi abordada a expansão do Módulo de Administração e Patrónimo do Estado, Concurso por Lances, Plano de Contratação e divulgação da Matriz que harmoniza os termos de fiscalização entre a Procuradoria, o Tribunal Administrativo, a Unidade de Controlo Interno e a Inspecção de Geral de Finanças.
A formação compreendia as componentes teórica e prática e durou cerca de cinco semanas. Nos próximos dias, prevê-se abranger os 14 distritos daquela província.