MG 2896Decorreu, no dia 5 de Agosto de 2022, em Maputo, o workshop sobre o ciclo de negócios da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), destinado aos intervenientes do mercado de bolsa (operadores de Bolsa, empresas cotadas e parceiros estratégicos da BVM).

O evento abordou aspectos inerentes à obrigatoriedade de prestação de informação ao mercado e a BVM por parte das emitentes e debater as normas e procedimentos das sessões de bolsa e operações da central de valores mobiliários (registo, compensação e liquidação de valores mobiliários). 

A realização do workshop enquadra-se no âmbito da implementação do Plano Estratégico e do Programa de Educação Financeira da BVM, que tem como foco a capacitação das classes profissionais e intervenientes do mercado de Bolsa. 

Na mesma ocasião, a BVM rubricou um Memorando de Entendimento com a Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS), na medida em que a formalização da relação entre as duas instituições tem o condão de abrir espaço para que mais empresas filiadas na ACIS entrem no mercado bolsista.

Para o PCA da BVM, Salim Valá, a ACIS é um actor relevante no panorama económico nacional e parte significativa das empresas cotadas na Bolsa opera na área de serviços, e no futuro pretende-se mais empresas listadas da área de indústria. 

 

Por seu turno, o Presidente da ACIS, Luís Magaço Júnior, entende que o memorando vai abrir caminho para a ACIS trazer as empresas à Bolsa e a Bolsa às empresas. "A nossa intenção é que as empresas filadas à ACIS encontrem outras alternativas de financiamento que não seja necessariamente a bancária, que se possam financiar através de outros instrumentos, como o mercado de capitais″. 

O Salim Valá assegurou que a sua instituição conta actulamente, com 11 empresas cotadas, até Dezembro próximo há esperanças de admitir mais duas ou três empresas.   

05082022 YARA0858 2 ImResizer″Conforme as nossas projecções indicam, podemos chegar ao final do ano com 20% de capitalização bolsista em percentagem do PIB. Portanto, temos hoje 11 empresas cotadas, em 2016 eram quatro empresas e já chegaram a ser 13, mais duas empresas foram excluídas do mercado, por não disponibilizarem informação relevante e obrigatória ao mercado″, reiterou Valá. 

Refira-se que o volume de negócios ronda, actualmente, nos 9.470,04 milhões de meticais e o índice de liquidez está situado em 7,28%. Estão hoje registados 220 títulos na Central de Valores Mobiliários (CVM).