O Director dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças da Zambézia, (SPEFZ), Lucas José Jackson, dirigiu na cidade de Quelimane, a cerimónia do Dia Internacional da Função Pública, que se comemorou sob o lema: “Reforçar a Resiliência da Administração Pública Africana para Apoiar e Facilitar a Realização das Necessidades Nutricionais de África, Durante e Após a Pandemia da COVID-19”.
Na cerimónia de celebração do Dia Internacional da Função Pública, Jackson enalteceu o papel preponderante que o funcionário público tem de servir cada vez melhor o cidadão, bem como de reflexão sobre os desafios que se impõem no âmbito da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública.
Esta data, foi declarada pelas Nações Unidas, em 2011, como forma de proporcionar ao mundo uma oportunidade de reflectir sobre o serviço público e o seu papel no desenvolvimento da sociedade.
A Organização das Nações Unidas declarou esta data por forma a reconhecer e incentivar os avanços na Administração Pública, como um factor de desenvolvimento, boa governação e promoção de Estado de direito e democrático, então, vamos levar a vante estes propósitos, disse o dirigente.
Na ocasião, o director instou os funcionários a pautarem pela ética e deontologia profissional em prol de uma função pública virada para servir ao cidadão, com qualidade, zelo, profissionalismo, dedicação e alto sentido de responsabilidade. Saúdo a todos pela entrega abnegada ao trabalho e aos resultados positivos que a nossa instituição alcançou no ano transacto, isso é de louvar, sublinhou.
O SPEFZ, premiou com Diplomas de Honra, os seguintes funcionários. Ângelo Custodio Paulo; Carolina Henriques João; Ernesto Armindo Abrage; Hélder Júlio Fernandes; Hélia Maria Pinto Coelho da Rocha; Leocádia Puadinha Viola; Maria José Simões; Malú Cidade Marques; Manuel António Lino de Paiva e Rogério Warrowarro Manuel.
Falando aos funcionários laureados com diplomas de honra, Jackson disse serem faróis da instituição sublinhando que podiam ser todos os funcionários da instituição que dirige, mas, desta vez é este grupo, da próxima serão outros, não é possível abranger a todos de uma só vez, sempre deve se destacar alguns, frisou.
Enalteceu ainda os funcionários que se encontram em diferentes frentes de actividades trabalhando com dedicação e brio profissional, em prol do desenvolvimento sustentável e integrado do nosso País e da nossa província em particular.