CND2A Direcção Nacional do Tesouro, Cooperação Económica e Financeira, (DNTCEF) e a Electricidade de Moçambique, (EDM), assinam, em Maputo, um acordo com a Cooperação Financeira Alemã.


O acordo foi firmado através do KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau)-Banco Alemão de Desenvolvimento para financiamento do projecto Centro Nacional de Despacho (CND).


O CND irá dentre outros objectivos permitir que a Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica seja operada de forma segura e rápida, e que Moçambique se torne o Centro de Controle na região da Southern African Power Pool (SAPP), para além de ser um centro de produção de energia eléctrica, uma vez que o país possui fontes diversificadas de geração de energia eléctrica.


O Director Nacional da DNTCEF, Adriano Ubisse que falava na cerimónia sublinhou que o acordo ora assinado é de uma área prioritária para o Governo de Moçambique. O CND irá trazer inovações no que se refere à outras fontes de energia e vai contribuir para o país continuar a desempenhar um papel importante na região da SADC.


Intervindo no evento, o PCA da EDM, Marcelino Gildo Alberto, destacou a importância do projecto tendo afirmado que o mesmo vai permitir que haja melhor controlo das operações dentro e fora do país, bem como aumentar as interligações para os países vizinhos e permitir que operem de forma rápida, segura e eficiente, frisou.


Por sua vez, o Gestor de Projectos do KfW, Daniel Turkis, afirmou que o Banco congratula-se por testemunhar a assinatura pois, nós como KfW apoiamos a iniciativa e estamos satisfeitos em concluir este financiamento para a implementação do CND.


CNDRefira-se que o CND é um instrumento que visa responder ao decreto 43/2005 de 29 de Novembro que designa a EDM como Gestor da Rede Nacional de Transporte de energia eléctrica e está orçado em 66.150,000 USD a serem financiados pela KfW, EU, BAD e Governo da Suécia.