20220610 113446Técnicos de Planificação de vários sectores do Governo reuniram-se entre os dias 8 e 9 de Junho de 2022 na Província de Maputo, no Seminário para Avaliação do Progresso na Implementação dos ODS e Integração dos Indicadores nos Instrumentos de Planificação e Orçamentação, organizado pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) em parceria com a GIZ/Cooperação Alemã e o PNUD.

Falando na abertura do evento, o Director Nacional Adjunto de Monitoria e Avaliação do MEF, Albano Manjate disse que o seminário tinha como objectivo avaliar o processo da implementação dos ODS e o grau de cumprimento dos indicadores do PQG e sua implementação no Quadro Nacional de Indicadores." É momento oportuno para saber aonde estamos como país na implementação e integração dos indicadores nos programas e planos de desenvolvimento, frisou".


O primeiro tema foi apresentado por Evenilde Tamele, técnica do (MEF), tendo referido que o objectivo da Agenda 2030 é responsabilizar e envolver os países membros através de um esforço colectivo com vista a prossecução dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável, para além da necessidade de integração dos indicadores dos ODS nos planos sectoriais.


Referiu-se igualmente aos progressos registados nesta matéria, com a elaboração do Quadro Nacional de Indicadores em 2020 e a primeira revisão nacional voluntária apresentada a 15 de Julho do mesmo ano, no fórum político de alto nível das Nações Unidas em Nova Iorque.

Salientou a necessidade dos pontos focais reforçarem a capacidade interna dos respectivos sectores na implementação dos ODS através de capacitações.

20220608 134650Por seu turno, o Chefe de Departamento de Planificação e Política Orçamental no MEF, Augusto Zopene lembrou aos sectores para que tenham em mente a filosofia do processo de planificação e orçamentação (Lei do e-SISTAFE) de modo a garantir a integração dos ODS, bem como o alcance do compromissos nacionais e os assumidos pelo País a nível das Nações Unidas.