ng1060599Realiza-se de 23 a 27 de Maio de 2022, em Accra, Ghana a 57ª Assembleia Anual do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, (BAD) subordinada ao tema “Alcançando a Resiliência Climática e uma Justa Transição Energética para África”. As Reuniões do BAD reúnem Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais dos países membros, para discutir assuntos de interesse global e deliberar sobre estratégicas de gestão da instituição.

Durante o evento, serão discutidos vários assuntos de interesse, assim como a realização de um Painel de Alto Nível subordinado ao tema “Alcançando a Resiliência Climática e uma Justa Transição Energética para África”. No referido painel, espera-se a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi e outros estadistas.

As discussões na Reunião de Alto Nível fornecerão a visão estratégica ao BAD, para melhor posicionamento da instituição na defesa dos interesses do continente, no debate das matérias sobre mudanças climáticas e agenda de transição energética.

À margem do encontro, o chefe do Estado moçambicano, manterá um encontro com o Presidente do BAD, para aprofundar a cooperação económica e financeira com aquela instituição.

 Moçambique participa com uma delegação chefiada pelo Ministro da Economia e Finanças, Ernesto Max Elias Tonela, acompanhado por quadros do Ministério da Economia e Finanças, Banco de Moçambique e Ministério dos Recursos Minerais e Energia. Durante o evento, o Ministro Tonela reunir-se-á com seus homólogos da África do Sul, Alemanha, Nigéria, e Níger para discutir sobre o lançamento da publicação, Perspectivas Económicas Africanas 2022, "Suportando a Resiliência Climática e uma Justa Transição Energética em África". Espera-se que o País, transmita a sua experiência e potencial para a agenda global de transição energética, tendo em consideração o potencial energético para geração de energias limpas. 

A Delegação deverá participar na Reunião do Conselho de Governadores, que analisará e aprovará matérias de gestão do BAD, com destaque para o Relatório do Steering Comite, sobre os Processos de eleição do Presidente, bem como a Reforma dos Instrumentos de Governação do Banco.

De salientar que durante as Assembleias Anuais do BAD, o moçambicano Eugénio Maria Paulo, quadro do Ministério da Economia e Finanças, assumirá o cargo de Director Executivo Alternante da constituência II.