Maio é o Mês Internacional da consciencialização da Auditoria Interna e foi também o mês escolhido pela Inspecção-geral de Finanças (IGF) para formalizar o acordo com a Associação Moçambicana de Auditores Internos (AMAI) na realização de actividades no âmbito do Subsistema de Auditoria Interna.
O Memorando que foi assinado pelo Inspector-geral de Finanças, Emanuel Augusto Mabumo e pela Presidente do Conselho de Direcção da AMAI, Gilda Francisco Guita tem por objecto o estabelecimento de uma cooperação bilateral para a prossecução dos serviços de capacitação e formação técnico-profissional nos domínios de mútuo interesse.
O acordo preconiza ainda a elaboração de um estudo que permita encontrar uma forma para certificar os Auditores Internos no saber fazer, tendo em conta as suas competências e a expectativa dos benefícios esperados pela organização com o seu trabalho.
Para fortalecer a compreensão da sociedade sobre a importância da actividade dos profissionais da área, as partes irão também debruçar-se sobre a certificação internacional profissional dos mesmos.
O objectivo do acordo entre a IGF e a AMAI é permitir disseminar a importância da existência da actividade e a sua contribuição na melhoria da gestão da coisa pública, auxiliando os órgãos e instituições do Estado a tornarem-se mais eficientes e eficazes, e as instituições signatárias do Memorando acreditam que as formações e capacitações em resultado desta união de esforços permitirá alcançar tal fim.