inhambane snipA Direcção Nacional de Políticas Económicas e Desenvolvimento do Ministério da Economia e Finanças capacita Membros do Conselho Executivo Provincial de Inhambane (CEPI) em matérias do Subsistema Nacional de Investimento Público.

A formação tem como objectivo dotar os Directores das áreas económicas do CEPI de conhecimentos sobre a nova abordagem na Gestão de Projectos Públicos. Para além dos respectivos Directores Provinciais, participam igualmente Técnicos e Chefes de Planificação.


De acordo com o formador do e-SNIP, Armindo Manhiça, um dos objectivos principais da capacitação é actualizar todo o País na reforma em curso nos modelos de Investimento Público. Na óptica do formador espera-se que os gestores percebam a diferença entre um Projecto de Investimento público e uma actividade de funcionamento, pois, há casos em que se confunde o investimento com funcionamento, sublinhou.

inhambane snip 1Por sua vez, o Director Provincial do Plano e Finanças de Inhambane, Simão António Mavimbe, disse ser bem-vinda a capacitação porque vai permitir que os membros do CEPI sejam munidos de instrumentos de Planificação, a partir da identificação, formulação e avaliação dos seus projectos. Também permitirá facilidade na sua consulta a todo momento, bem como a harmonização daquilo que são os procedimentos, referiu.

Mavimbe disse ainda que, com a plataforma lançada, será fácil visualizar aquilo que são os projectos prioritários a serem executados num determinado exercício económico.

Quanto à questão da "confusão" existente entre o projecto e a actividade do funcionamento, o pelouro do Plano e Finanças sublinhou que a plataforma já apresenta itens que decipam qualquer dúvida logo no seu preenchimento, pois, já estão lá os pilares, prioridades e programas. Assim, não há espaço para confundir um Projecto de Investimento Público com uma actividade e a plataforma uniformiza os procedimentos e critérios da elaboração de um Projecto, finalizou o dirigente.
De referir que a formação foi financiada pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) e teve a duração de um dia.