mef-reflexao-hivNo âmbito das celebrações do dia 1 de Dezembro, dia mundial de luta contra a SIDA , o Ministério da Economia e Finanças (MEF) organizou uma palestra sobre o tema: HIV/SIDA no Tempo da Pandemia da Covid-19.

Na ocasião, o Director de Administração e Recursos Humanos, José Bandeira, disse ser prioridade a prevenção do HIV/SIDA, sendo que, este ano, enfrenta-se igualmente a pandemia da Covid-19. "O HIV/SIDA, ainda não tem cura, então, somos exortados a melhorar o nosso comportamento em prol de nós mesmo e das nossas famílias, pois, a pandemia cria luto e dor nas famílias moçambicanas e não só.


Por seu turno, a Drª Yara Ngomane do Conselho Nacional de Combate ao SIDA frisou que a sua instituição tem em carteira uma resposta nacional de prevenção do HIV em reação a actual pandemia da Covid-19, sendo que na primeira fase prioriza-se a disseminação de informação relacionada à prevenção do HIV/SIDA e Covid-19, usando as diferentes plataformas de comunicação; desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão; o uso obrigatório de máscaras pelos utentes e provedores de saúde; uso de viseiras ou óculos de proteção; distanciamento de 1,5m entre os utentes; medidas de higienização; lavagem das mãos com água e sabão nos pontos de entrada; o uso de álcool com volume de 70%; limpezas de superfícies; e redução de tempo de espera nas unidades sanitárias.

Na ocasião a palestrante indicou que Moçambique é um dos países mais afectados pelo HIV e tem uma prevalência de HIV 13,2%, o que corresponde a cerca de 2,2 milhões de pessoas vivendo com HIV.

A terminar Yara Ngomane mencionou como desafio de reposta ao HIV e SIDA, o aumento do nível de conhecimento sobre as formas de prevenção; a redução do comportamento de risco; o aumento do uso do preservativo; e o aumento da capacidade técnica das organizações comunitária de base.