20201210 122522A Direcção Nacional de Planificação e Orçamento está a capacitar técnicos em matérias de Planificação, Orçamentação, Monitoria e Avaliação no contexto da descentralização  na província de Maputo.

A formação que decorre no Mulotane Lodge visa, dentre outros objectivos, dotar os técnicos de capacidades técnicas para responder às actuais exigências das reformas em curso na administração pública e melhorar a assistência técnica aos diferentes níveis (Central, Provincial e Distrital) nas componentes de Planificação, Orçamentação, Monitoria e Avaliação, tendo em conta os desafios da descentralização, bem como da LEI do SISTAFE ora revista.

Na sessão de abertura do evento, a Directora Nacional Adjunta de Planificação e Orçamento, Cristina Matusse convidou os participantes a fazerem réplica nos seus locais de trabalho, sejam bem-vindos ao seminário sobre a planificação e orçamentação, creio que esta capacitação vai trazer muito conhecimento para partilhar neste local, então, vocês no fim de tudo, devem fazer a réplica lá onde trabalham para que os outros possam se familiarizar com possíveis novos conceitos e metodologias de modo que tenhamos uma planificação simples e clara, sublinhou.

A Directora disse igualmente que a capacitação que junta técnicos de todas as províncias serve também para debater a questão de constrangimentos e desafios enfrentados para a realização dos trabalhos de planificação nos sectores de actividades.

Para Cristina Matusse, o seminário é de extrema importância uma vez que constituiu uma oportunidade para os técnicos dos novos órgãos de governação descentralizada socializarem-se com os novos instrumentos e com as reformas em curso, visto que estamos todos num processo de aprendizagem no contexto da descretalização. Precisamos todos de aprimorar os processos, os mecanismos e as metodologias de trabalho, sublinhou a dirigent