MEF CorrupcaoFuncionários do Ministério da Economia e Finanças capacitados em Maputo em matérias de Prevenção e Combate à Corrupção. A formação cujo lema é Papel da Economia e Finanças na Prevenção e Combate à Corrupção visa entre outros aspectos dotar os participantes de conhecimentos sobre o quadro legal nacional e internacional de prevenção e combate à corrupção.

Na sessão da abertura do evento, o Secretário Permanente (SP) do Ministério da Economia e Finanças (MEF), Domingos Lambo, disse que a corrupção é um fenómeno muito nefasto para sociedade e para o Estado, devendo ser combatida energicamente. Contudo, é também um fenómeno complexo que obriga-nos a reinvenção constante, quer para a sua identificação e compreensão, como para o desenho e implementação de estratégias para o seu combate, referiu o dirigente, acrescentando que o seu estudo permanente e a actualização sistemática dos gestores da Administração Pública no geral e das Finanças Públicas em particular se reveste de grande importância.

Para Lambo o combate à corrupção, ainda que seja responsabilidade de toda a sociedade, "nós servidores públicos devemos estar na vanguarda, porque temos que ser o exemplo de honestidade, de ética e de profissionalismo visto que somos os promotores da igualdade, justiça e integridade", frisou.

O SP disse igualmente que o desenvolvimento económico e social inclusivo que todos almejamos não se compadece com práticas ou actos de corrupção porque estes promovem inequidades, ineficiências e o desperdício de recursos públicos, para além da injustiça no processo produtivo , redistribuem os recursos a favor dos menos empenhados no trabalho e desfavor dos mais produtivos. Ademais, é em reconhecimento desses males que o Programa Quinquenal 2020 – 2024, no segundo pilar da prioridade II, define como objectivo estratégico a melhoria da qualidade da prestação de serviços públicos e o reforço da integridade da Administração Pública.

Corrupcao2Por seu turno, a Coordenadora do Departamento de Prevenção e Combate à Corrupção, no Gabinete Central de Combate à Corrupção, Maria Helena Ferreira, intervindo na ocasião apelou aos participantes para disseminarem mensagens anticorrupção identificando situações de risco e agindo proactivamente com vista a impedir a sua ocorrência, pois, temos estado a registar processos ligados a desencaminhamento de fundos do Estado e pretendemos chamar à consciência, à mudança de atitude, através de dotação de capacidade e de instrumentos básicos essências e incisivos, próprios de quem se predispõe a lutar eficazmente para e erradicação do mal que é a corrupção para o desenvolvimento da nossa nação, a todos os níveis, frisou a dirigente.