COVID1Os Ministérios da Economia e Finanças (MEF) e da Saúde (MISAU), debateram em Maputo a criação da Comissão Institucional de Gestão da Covid-19 no local de trabalho.

Falando no seminário, o Director Nacional de Administração e Recursos Humanos do MEF, Joãozinho Bandeira, advertiu aos funcionários do pelouro a fazerem réplica das medidas de combate e prevenção à Covid-19 nos seus sectores de actividades.

Para o dirigente, há necessidade de ampliar-se as medidas de prevenção da doença de modo a não se alastrar aos demais. Vamos neste encontro, colher muito conhecimento relativo ao tratamento que devemos ter face à esta pandemia que afecta todo o mundo, disse.

O responsável afirmou ainda que o encontro servirá também para esclarecer algumas dúvidas relativas aos funcionários que possivelmente possam testar positivo para Covid-19 ou que tenham familiares próximos com diagnóstico positivo.  Então, prestemos mais atenção às licções que o MISAU traz para partilhar com o MEF de modo a reduzir a propagação do vírus, por sinal, a nossa cidade está no topo em termos de casos positivos, sublinhou.

Durante o evento, o MISAU destacou que a transmissão interpessoal, através de gotículas está confirmada, mas são necessárias mais evidências para melhor avaliar a extensão e mecanismos de transmissão, assim sendo, aconselha-se o uso permanente de máscaras em locais públicos e a criação de um plano de contingência para covid-19 no MEF.

As autoridades sanitárias afirmaram existirem igualmente algumas medidas simples para impedir a propagação da covid-19 no ambiente de trabalho. Há necessidade de verificar se os locais de trabalho são limpos e higienizados.

COVID2Também deve-se limpar regularmente superfícies como mesas e balcões, ou objectos como telefones e teclados com desinfectante apropriado. Visto que a contaminação de superfícies tocadas por funcionários e clientes é uma das principais formas de alastramento da covid-19.

Espera-se que a Comissão que será criada no MEF esteja a par de tudo quanto aconteça, a partir da identificação até à comunicação ao MISAU, de modo a interromper as cadeias de transmissão e limitar a transmissão comunitária. Em caso de existência de colegas suspeitos, estes devem ser isolados imediatamente.