O Ministério da Economia e Finanças (MEF) iniciou em Maputo uma formação em domínio avançado da ferramenta ZOOM. A capacitação dirigida aos técnicos dos órgãos de nível central e provincial visa, dentre outros objectivos, abordar de forma prática e simples a utilização da ferramenta de vídeo conferência Zoom meeting.
O Zoom meeting é um aplicativo voltado para ambientes corporativos, que suporta reuniões com até mais de 500 participantes.
“Hoje em dia”, vivemos momentos difíceis desde o início do surto do coronavírus, então, há muita relevância em capacitar os funcionários deste ministério, de modo a terem o domínio desta plataforma que tem um conjunto de regras e cuidados que devem ser acautelados e assumidos por todos, disse Arlindo dos Reis, técnico responsável pela capacitação.
Dos Reis considera que uma reunião ou conferência no ZOOM meeting oferece chat em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfone, quadro de anotações e compartilhamento de tela de um ou mais membros com funções avançadas. É possível, por exemplo, compartilhar um material do computador e liberar o acesso para outra pessoa interagir com ele e fazer marcações, sublinhou acrescentando que também as chamadas podem ser gravadas em vídeo ou apenas áudio e armazenadas na nuvem do zoom ou no computador.
"É nosso desejo partilhar o conhecimento para que de forma mais célere os colegas possam ter habilidades suficientes para trabalhar seguros, mesmo distantes do Departamento de Organização e Gestão do Sistema de Informação (DOGSI)."
O MEF pretende com esta acção dar resposta ao contexto da pandemia do novo coronavírus, que levou ao aumento de reuniões à distância como forma de mitigar a propagação do vírus, em todo o mundo.
A expansão da plataforma iniciou a 21 de Setembro de 2020 em Maputo e será extensiva a todas as províncias.