Suecia1O Governo de Moçambique representado pela Vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira e a Chefe da Cooperação e Desenvolvimento da Embaixada da Suécia, Susanne Spets assinaram em Maputo, o memorando de entendimento em forma de donativo no valor de um milhão de dólares do para a implementação do Programa Local Climate Adaptative Living Facility, designado por LoCAL.

Dirigindo aos presentes, Louveira disse que o crescimento económico e a redução da pobreza constituem prioridades dos países em desenvolvimento e as mudanças climáticas surgem como um desafio para o alcance desses objectivos. A disponibilização deste donativo, cerca de 70 milhões de Mt, mostra a solidariedade que deve existir entre povos e governos, para o nosso país, vai reforçar a capacidade na aquisição de bens e serviços para o bem estar das populações, estimular as iniciativas criativas das comunidades com impacto sobre a economia local, bem como reforçar as medidas de prevenção da COVID-19, disse a vice-ministra.

A dirigente ressaltou que Moçambique é actualmente o sexto país africano mais vulnerável as mudanças climáticas devido a sua localização geográfica onde os efeitos como cheias, seca, ciclones, aumento do nível do mar, erosão costeira, registam-se com maior intensidade nos últimos anos.

"Assim, o Programa LoCAL, implementado em 14 países em desenvolvimentocom assistência técnica e financeira do UNCDF,constitui um instrumento de complemento as actividades do Governo na medida em que apoia ao financiamento dos desafios globais de adaptação as mudanças climáticas ao nível local", sublinhou.

A vice-ministra garante que o Governo mantém o seu cometimento de aplicar de forma estratégica, criteriosa e rigorosa os recursos que tem sido colocados à sua disposição de forma alcançar os resultados do Programa, bem como, em prosseguir com acções centradas no aumento da renda e promoção de crescimento económico sustentável e inclusivo.

Por seu turno, Susanne Spets disse estar satisfeita em saber que as comunidades locais dos 13 distritos mais vulneráveis das províncias Gaza e Inhambane abrangidos pelo programa, estão a beneficiar do apoio e, a participar plenamente no processo de planificação e definição de suas prioridades, como também estão envolvidas na implementação e monitoria das actividades resilientes definidas.

SueciaOs cerca de um milhão de dólares, são mais uma demonstração do cometimento da Suécia com Moçambique na melhoria das condições de vida das comunidades mais pobres e vulneráveis, que complementam aos cerca de 15 milhões USD doados ao Governo de Moçambique, no âmbito do plano operacional de resposta da proteção social ao COVID-19, frisou.