O Ministro da Economia e Finanças, participou no dia 14 de Agosto em Maputo, na cerimónia de inauguração da Academia de Formação da Ordem dos Contabilistas de Moçambique (OCAM), tendo afirmado que a OCAM está cada vez mais presente na sociedade moçambicana.
Notámos com satisfação que os propósitos que conduziram a criação, em 2012, da OCAM estão, mais uma vez, a sortir os efeitos desejados, através da inauguração deste espaço físico reservado à Academia da OCAM, o que testemunha o crescimento da instituição que a cada dia, e a olhos vistos, vai ganhando o seu espaço na sociedade moçambicana e quiçá a nível internacional, disse o ministro tendo acrescentado que é desejo do Governo e da Sociedade Moçambicana ver a academia a contribuir para a formação de profissionais na área de Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, observando, no exercício da suas actividades, elevados níveis de ética e deontologia profissional no trabalho bem como o compromisso de melhor servir a pátria.
A inauguração da Academia da OCAM acontece num contexto em que o mundo se debate com o combate ao inimigo invisível, a COVID-19, uma Pandemia que requer dos gestores da Academia, criatividade para a modernização dos processos de formação e funcionamento, usando tecnologias de comunicação e informação.
Maleiane considera ainda ser importante a constituição da Academia da OCAM, que vai criar condições para complementar a perspectiva de filiação da OCAM à Federação Internacional de Contabilidade.
Neste contexto, a Academia deve ser um veículo que vai ajudar e propiciar aos membros da OCAM diferentes tipos de formação em conformidade com os mais recentes desenvolvimentos da profissão a nível internacional, sublinhou.
Para o dirigente a nível interno espera haver um incremento na transparência, responsabilidade e ética na preparação dos relatórios financeiros, contribuindo, deste modo, para a melhoria do ambiente de negócios, defesa do interesse público, bem como para uma maior confiança dos investidores estrangeiros.
A Academia da OCAM deve igualmente ser uma base para o necessário treinamento dos Contabilistas e Auditores em toda a sua dimensão, contribuindo para elevar os índices de desempenho do Sector Público, na orçamentação e controlo da despesa pública bem como na harmonização dos sistemas contabilísticos, finalizou.