secretario-permanente-mefO Secretário Permanente (SP), do Ministério da Economia e Finanças (MEF), Domingos Lambo, convidou os funcionários do pelouro a serem ambiciosos desde que não atinjam as fronteiras à ganância.

Lambo falava hoje, 22 de Junho de 2020, numa palestra dirigida aos funcionários do MEF, alusiva às celebrações do dia 23 de Junho, Dia Internacional da Função Pública.


Para o SP a ambição no indivíduo, neste caso no funcionário abre espaço para o alcance de um determinado sucesso profissional, sendo por isso uma boa pretensão/aspiração. Diferentemente da ganância da cobiça, do desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros que criam no indivíduo/funcionário a inveja, a ânsia por ganhos exorbitantes cria também a corrupção, não leva o funcionário a lugar nenhum, disse o dirigente.


No evento, o SP referiu-se igualmente ao perfil de um funcionário público, onde destacou as suas características, que partem do sigilo profissional, até desaguar nas qualidades de um servidor por excelência.

IMG 2264Temos muitas características que podíamos alista-las nesta sala, mas o tempo não permite, é pertinente que um funcionário público seja versátil, um indivíduo que consegue se adaptar à novas situações, isso é fundamental porque sendo funcionário do Estado, nós não temos lugares fixos, permanentes. Temos que ter o espírito de trabalho em equipa porque assim podemos aproveitar outras experiências e coisas novas, sublinhou.


O dirigente deseja que o funcionário do MEF em particular seja ambicioso, autónomo e activo, bem disposto, goste do que faz, confiável, humilde, optimista-positivo, focado e interactivo, entre outros.

Domingos Lambo lamentou o facto de celebrar-se o dia 23 de Junho de 2020 num momento em que o mundo é assolado pela pandemia da covid-19, tendo apelado aos funcionários a observar com rigor as medidas de prevenção de modo a não contribuir para a transmissão do coronavírus.