O Ministério da Economia e Finanças torna público o Plano Económico e Social e o Orçamento de Estado, ambos referentes ao ano de 2020. Os dois instrumentos foram apreciados e aprovados na 5ª Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros.
O Plano Económico e Social (PES) tomou como base uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2.2 porcento para o presente ano quando comparada a realização de 2019, que será suportada fundamentalmente pelas actividades de reconstrução pós-ciclones, a retoma da actividade dos sectores económicos e a materialização de diversos projectos ligados à indústria de gás natural na Bacia do Rovuma.
Já o Orçamento do Estado para 2020, prevê a arrecadação de receitas no valor de 235.5 mil milhões de meticais contra despesas de 345.3 mil milhões de meticais, com um défice de 109.8 mil milhões de meticais.
No entanto, persistem incertezas quanto às perspectivas da economia mundial, dada a eclosão da COVID-19, diante da importância dos países mais afectados (China, Itália, Estados Unidos da América, Alemanha, entre outros) na economia mundial.
Veja na íntegra aqui os documentos em referência.