O Ministro da Economia e Finanças Adriano Maleiane, e o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Pietro Toigo, assinaram recentemente em Maputo, um acordo de financiamento da construção da II fase da estrada Nambungali-Roma, numa extensão de 35 km, avaliada em US$ 34 milhões.
As obras fazem parte da segunda fase do Projeto Rodoviário Mueda - Negomano, que busca melhorar a infraestrutura de transportes entre Moçambique e a Tanzânia.
Com o projecto de construção deste novo trecho, visa responder as preocupações do Governo no melhoramento das Infraestrutura de transportes entre Moçambique e a Tanzânia, bem como no reforço da Ponte da Unidade Nacional, recentemente concluída e também impulsionar a interligação nacional e regional que é particularmente essencial, para colmatar os esforços do Governo na erradicação da pobreza e na aceleração do crescimento econômico.
Com este financiamento o BAD prestará assistência a duas agências sectoriais Administração Nacional de Estradas (ANE) e Fundo de Estradas (FE), dando lhes capacidade técnica para melhorar as suas operações.
Para tal, o Governo contribuirá com USD 536.000, principalmente para o reassentamento e para a compensação da população ao longo da Estrada.