O Ministério da Economia e Finanças (MEF), dispõe desde hoje 16 de Março de 2020 de um Manual de projecções macroenómica e fiscais.
A informação foi anunciada pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane durante a sessão de abertura do evento que marcou a sua publicação.
Para o ministro Maleine, o manual visa apoiar e dar robustez ao processo da elaboração das projecções macroeconómicas e fiscais, mitigando os eventuais riscos fiscais e, consequentemente, reduzir os desvios orçamentais.
Trata-se, portanto, de uma obra de capital importância cuja utilização irá abranger não apenas as pessoas que estão engajadas em processos de planificação, como também, poderá ser uma obra recomendada para consulta pelas universidades e institutos que leccionam cursos de Economia ou equiparados, afirmou Maleiane, acrescentando que é oportuno lembrar que o MEF deu o seu contributo para que a Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane comece a leccionar cursos ligados aos riscos fiscais e, certamente, irá incluir o Manual de Projecções Macrofiscais na bibliografia recomendada.
Adriano Maleiane avançou que o Manual é resultado da experiência acumulada na preparação de instrumentos de planificação e de orçamentação por parte dos quadros do MEF e de outras instituições públicas que de forma directa ou indirecta são parte integrante do processo. Se até aqui se socorriam de manuais elaborados em contextos históricos diferentes e de conhecimentos empíricos para realizarem o seu trabalho, a partir de hoje dispõem de um instrumento analítico actualizado que muito contribuirá para a melhoria da qualidade do seu trabalho, sublinhou o dirigente.
Já, a directora do Gabinete de Gestão do Risco, Nazira Dista, na sua intervenção, disse que o manual é um instrumento didáctico baseado na teoria económica, e visa entre outros objectivos documentar as metodologias e ferramentas mais recentes sobre os processos pelos quais as previsões macro-fiscais são elaboradas. É um documento dinâmico, composto por 5 capítulos, que continuará a ser actualizado ao longo do tempo, referiu.
No evento, o ministro Maleiane não deixou de lembrar aos presentes, o apelo feito pelo Presidente da República no sentido de manter as medidas de prevenção de Covid-19, pois, a sua observança contribui para a redução do risco individual e para a ploliferação da doença.