O Ministro da Economia e Finanças Adriano Maleiane reuniu-se hoje, 10 de Fevereiro de 2020 com uma Delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), chefiada pelo Director Geral Adjunto o Sr. Tao Zhang, com objectivo de reforçar o relacionamento com aquela Instituição Financeira.
Na ocasião, Maleiane enalteceu o apoio dado pelo FMI aquando do Ciclone IDAI que afectou severamente as províncias do Centro do país, tendo sublinhado que a escolha de Moçambique para ser visitado pela delegação, "já é um sinal para dizer que as nossas relações estão num bom caminho", anotou.
O Titular da Economia e Finanças, disse ainda que neste momento o Governo está a trabalhar para finalizar o Plano Quinquenal e posterior submissão na Assembleia da República para aprovação. Então, esta visita vai aferir in loco, o que vem plasmado no relatório já disponível sobre boa governação e transparência, sublinhou o ministro.
Adriano Maleiane, espera que a próxima missão do Fundo venha de certa forma apoiar na resolução de problemas estruturais, tendo em conta o novo figurino de governação.
Por sua vez, Tao Zhang garantiu que o Fundo vai continuar a dar o seu total apoio na materialização dos programas do Governo. "Ė nosso desejo ver implementado tudo que está plasmado no relatório sobre boa governação e transparência apresentado pelo Governo de Moçambique, vamos fazer o nosso melhor para que se obtenha o apoio do FMI nas várias áreas de intervenção", afirmou o director acrescentando que é desejo do Fundo ver as políticas macroeconómicas em curso implementadas nos próximos 3 anos.