O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) e o Financial Sector Deepening Moçambique (FSDMoç) lançaram, recentemente, na Cidade de Maputo, o Projecto “Acelerador do Seguro Inclusivo”.

O projecto foi desenhado para estimular a oferta de produtos de seguro inclusivo em Moçambique (Micro-seguro) e tem como objectivos específicos (i) capacitar os provedores de serviços de seguros em matéria de desenho de produtos; (ii) promover a consciencialização sobre os seguros; e (iii) aprimorar o ambiente regulador para a expansão do seguro inclusivo. Para tal, a primeira etapa do projecto terá a duração de três meses, de Janeiro à Março de 2020.

No acto do lançamento do projecto, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do ISSM, Otília Santos, referiu que em 2016, o Governo aprovou a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, a qual elegeu a literacia financeira e o desenvolvimento do micro-seguro, dentre outras, como alguns meios para acelerar a inclusão da população excluída neste mercado.

Para a materialização destes objectivos, o ISSM promove acções visando tornar o sector de seguros mais dinâmico e sólido através de, entre outras, educação do consumidor a vários níveis, incluindo a promoção de acções para a introdução de matérias de seguros nos curricula escolares, promoção do desenho de apólices simplificadas e, estímulo aos operadores para incrementarem seus pontos de acesso aos serviços de seguro.

Por outro lado, a Directora Executiva do FSDMoç, Esselina Macome, explicou que a sua instituição está comprometida em apoiar os participantes do sector e o ISSM no desenvolvimento de soluções de seguros inovadores e acessíveis. “O FSDMoç vai facilitar a criação de capacidade na abordagem de desenho centrado no homem para promover a concorrência e a diversidade de produtos no mercado”, assegurou a dirigente.

Importa referir que os operadores do mercado de seguros seleccionados para participar do “Acelerador do Seguro Inclusivo” irão beneficiar de assistência técnica fornecida pela FinProbity Solutions, empresa de consultoria contratada para apoiar no (i) desenho de produtos; (ii) definição de preços e desenvolvimento de planos de negócios; (iii) desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em desenho centrado no homem; (iv) produção de protótipos de produtos financeiros inclusivos; e (v) uso de ferramentas de desenvolvimento organizacional, visando servir os clientes de forma adequada.