romana-baulaneA Directora Provincial da Economia e Finanças de Gaza, Romana Baulane participou recentemente no workshop de capitalização das experiências da Província de Gaza na implementação do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional e de Adaptação às Mudanças Climáticas, (PSAN).

Intervindo na cerimónia, a directora disse que para a ecfetivação do PSAN o Governo de Moçambique contou com o papel do Governo Belga através do Ministério Belga de Cooperação para o Desenvolvimento, bem como do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique, através do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) na coordenação dos Programas em alusão.


Romana Baulane destacou as entidades que em tempo útil souberam visualizar o drama da situação de insegurança alimentar na província de Gaza, bem como dos elevados riscos devido à constante exposição do seu território a eventos extremos e a partir daí desenhar estratégias de intervenção para melhorar os níveis de segurança alimentar e tornar a província mais resiliente às mudanças climáticas.

romana-baulane-1

Enaltecemos e agradecemos ao Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), na qualidade de implementador escolhido pela cooperação Belga. Este reconhecimento resulta do facto deste órgão ter sabido identificar de forma inequívoca, a abordagem mais apropriada para capitalizar as intenções do financiador e as necessidades do Governo Moçambicano, frisou a dirigente.


Baulane disse também que de 2015 a 2019, a Província de Gaza implementou nos Distritos abrangidos pelo PSAN, 46 Projectos de investimento público, dos quais 26 no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional e 20 de Adaptação às Mudanças Climáticas. As intervenções abrangeram investimentos nas áreas de Saúde, Educação, Agricultura, Abastecimento de Água, Pescas, Pecuária, Comércio, Energia entre outros, totalizando um volume de investimento na ordem de 172,9 milhões de meticais.