IMG 9552O Governo garante que estão criadas as condições básicas para a implementação da Agenda 2030 em Moçambique. A convicção é justificada pelo facto de os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) coincidirem com as prioridades do Programa de Governação (2015-2019), o que permitiu, à partida, assegurar o alinhamento dos Objectivos Estratégicos do Programa Quinquenal do Governo aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.


O facto foi partilhado há dias, em Maputo, pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, na 18ª Sessão Plenária do Observatório de Desenvolvimento, com o objectivo de apresentar as realizações no âmbito da implementação das ODS.

 


IMG 9465Segundo Adriano Maleiane, um dos factores chave para o sucesso dos ODS no país passa por elaborar a Estratégia Nacional de Desenvolvimento, onde os objectivos e as metas anuais devem estar harmonizados.

Ademais, segundo Adriano Maleiane, para o alcance das metas dos ODS até 2030 é importante o envolvimento de todos os actores, como o Governo, sociedade civil, sector privado, academia, parlamentares, entre outros. “Neste contexto, apelamos ao engajamento de todos, nos seus sectores de trabalho, pensando sempre em sinergias e complementaridades. Tendo em mente as necessidades em termos de meios de implementação, as parcerias e recursos financeiros”, afiançou.

 

Para Maleiane, são notáveis os desafios que se impõem ao país quanto ao desenvolvimento sustentável, pelo impacto do fenómeno das mudanças climáticas e a vulnerabilidade aos desastres naturais. Acrescentou que este problema exige uma dinâmica prática na integração destes fenómenos nas políticas e estratégias sectoriais, sendo prioritário assegurar o princípio de inter-sectorialidade, que se exige na implementação da Agenda 2030.

IMG 9476De recordar que Moçambique, junto com 192 países membros da Organização das Nações Unidas, deliberou, de 25 a 27 de Setembro de 2015, em Nova Iorque, sobre um Plano de Acção Global de Desenvolvimento Sustentável de 15 anos, designado por Agenda 2030.