odamoz-2019Face às limitações da actual Base de Dados da ajuda externa denominada (ODAMoz) e as novas dinâmicas dos sistemas de informação levam o Ministério da Economia e Finanças a conceber o Projecto de Estatísticas Nacionais e Dados para o Desenvolvimento de Moçambique.


Revela o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, durante a apresentação aos Parceiros de Cooperação do projecto ODAMOz cujo objectivo é captar informação financeira off-budget em tempo real para permitir a transparência na gestão de fundos e interligar aos processos de gestão de finanças públicas na óptica dos instrumentos de planificação e da Despesa Pública.

Maleiane considera que a disponibilização da informação sobre os fluxos externos a nível Central, Provincial, Distrital e Autárquico, permitirá um controlo adequado dos fundos por parte dos nossos parceiros de cooperação que estão presentes nesta cerimónia, sublinhou.

odamoz-2019-1Na mesma sequência, intervindo a Directora da Cooperação Isabel Sumar, disse que um dos desafios do projecto é criar uma nova base de dados onde o Governo será responsável pelo processo de registo dos Recursos Humanos, garantir que os Parceiros remetam em tempo real toda a informação relativa aos financiamentos e criar um instrumento legal para mobilizar os Parceiros a prestarem informação.

É fundamental criar maior envolvimento dos Parceiros de Cooperação na revisão e actualização dos dados sobre a Ajuda Externa na actual ODAMoz e também garantir formalmente que a nova base de dados seja a única fonte oficial para alimentar os processos de Gestão de Finanças Públicas, enfatizou a dirigente.

Refira-se que nesta nova base de dados o Governo será responsável pelo processo de registo, assegurar Recursos Humanos dedicados e capacitados e também a sensibilização dos Parceiros Emergentes a aderirem à base de dados sobre a Ajuda Externa.