fronteira-ressano-garciaUma delegação da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), chefiada pela Directora da Área Operativa das Alfândegas de Maputo- Província, Sra Ludovina Uache, reuniu entre os dias 27 e 28 de Novembro em Lebombo, República da Africa do Sul, para definir estratégias de flexibilização de tráfego de viaturas entre os dois postos fronteiriços, Ressano Garcia e Lebombo.


Segundo a AT, o encontro ocorreu no contexto da constatação do aumento excessivo de camiões provenientes da África do Sul, transportando minério de ferro, em regime de trânsito aduaneiro através do Porto de Maputo.

Para a Autoridade Tributária, um dos objectivos da reunião é sobretudo, salvaguardar a melhor circulação de pessoas e bens no período da quadra festiva 2019/20 que se avizinha.

No encontro de Lebombo foi destacada a necessidade de todas as entidades envolvidas no processo no controlo de movimento transfronteiriço, nomeadamente, Polícia de Trânsito, Migração, Alfândegas, Agentes Transitários entre outros trabalharem de forma integrada com vista a dar uma resposta rápida e eficiente às solicitações dos utentes.

As Autoridades acordaram, para breve, a realização de ensaios para optimizar a capacidade de resposta aos constrangimentos levantados.