rel-des-susCom o objectivo de recolher propostas para a elaboração do relatório de Desenvolvimento Sustentável no País, teve início no dia 15 de Novembro de 2019, na Cidade de Nampula a consulta regional sobre a revisão nacional voluntário. 

Intervindo na sessão de abertura, a Directora Provincial da Economia e Finanças de Nampula, Lurdes Fonseca, disse ser importante a partilha de informação a fim de se efectivar a elaboração do documento que vai de certo modo satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as necessidades de gerações vindouras, é pertinente que se faca a recolha de dados para a elaboração do relatório, a agenda 2030, referiu.

Em representação do Governo da Província de Nampula, o Director Provincial das Pescas, Tomé Capece, intervindo na cerimónia, disse que Moçambique está entre os 193 Estados membros das nações unidas que adoptaram a Agenda 2030 incluindo os 17 Objectivos de Desenvolvimento.

rel-des-sust-1Segundo Capece, erradicar a pobreza é um requisito indispensável para o desenvolvimento e constitui a promessa base da Agenda 2030. Por isso, precisamos promover o crescimento econômico sustentável criando maior oportunidades para todos, porque o sucesso na sua implementação depende também da nossa capacidade de criar sinergias entre o Governo e a sociedade no geral, Frisou.

Para o Director a análise inclusiva do progresso na implementação dos ODS que hoje iniciamos será reflectida num relatório a ser apresentado no Fórum político de Alto nível das Nações Unidas em Julho de 2020. Como todos sabemos, é uma agenda ambiciosa e o alcance dos ODS exige esforços conjuntos para a construção de um futuro inclusivo e resiliente para as pessoas bem como ao planeta, sublinhou.

Participaram do evento, representantes dos governos da zona norte incluindo Zambeze, sociedade civil, estando previsto para os próximos dias encontros desta natureza nas Províncias de Manica (Região Centro) e Inhambane (Região Sul).