A ocorrência de choques climatéricos, com principal destaque para o ciclone IDAI, que afectaram a capacidade produtiva do Sector da Agricultura e ainda a destruição de Infraestruturas dos Sectores de Transporte, Comunicação e Turismo, obrigou o Governo a rever as perspectivas de crescimento económico para 2019 em 2,5% contra 4,7% indicado na previsão inicial.
Apesar destas adversidades, o Relatório de Execução Orçamental (REO) de Janeiro a Setembro de 2019 reporta uma arrecadação de receitas do Estado no montante de 164 mil milhões de meticais, dos 244 mil milhões planificados, representando um crescimento na ordem de 67.2%.
REO de Janeiro a Setembro de 2019 faz ainda alusão a mobilização de recursos no valor de 212 mil milhões de meticais, correspondente a 62,5 % da realização da previsão anual fixada em 340 mil milhões. Já o nível de execução da despesa de funcionamento alcançou o equivalente a 60% do Orçamento do Estado, dos quais 142 mil milhões são referentes às despesas de funcionamento e cerca de 38 mil milhões de investimento e 22 mil milhões de operações financeiras.