thumbnail 3O Director Geral das Alfândegas Aly Mallá, diz que o sucesso das medidas na luta contra os crimes tributários depende da capacidade de controlo e fiscalização da instituição, daí a relevância dos cursos de reciclagem e capacitação dos funcionários.

Mallá fez estes pronunciamentos, durante o encerramento do 2º Curso de Reciclagem do Pessoal da AT, realizado no distrito de Boane, Província de Maputo.

Segundo o diretor-geral das Alfândegas, a reciclagem dos funcionários paramilitares é um processo sistemático e insere-se no quadro das accões de formação em curso na AT, visando dotar os funcionários de valores e princípios cívicos e patrióticos, bem como potenciá-los em capacidade técnica e prontidão física necessária, para o cumprimento zeloso das tarefas, mormente à colecta de forma justa e transparente das receitas do Estado e o combate cerrado aos ilícitos tributários.

thumbnail 1Aly Mallá entende ainda que, face ao Sistema Económico Mundial, caracterizado pelas crescentes transformações, expressas em dois fenómenos interligados nomeadamente a Globalização Económica e criação de Blocos Económicos Regionais, não restam alternativas à instituição senão preparar e capacitar os seus recursos humanos, tendo em conta que estes são o principal factor de sucesso em qualquer mudança.

"Na nossa actuação como instituição, intervimos no desembaraço aduaneiro, facilitação do comércio e controlo das trocas comerciais. É neste contexto que a nossa preocupação principal é de controlo contra contrabando, descaminho tráfico de mercadoria e crime organizado", explicou Mallá.

Para terminar, o Director Geral das Alfândegas, manifestou desejo de ver os formandos a traduzirem os conhecimentos adquiridos em acções práticas que contribuam para o crescimento das receitas do Estado.

Beneficiaram desta reciclagem de 60 dias 82 funcionários oriundos de diversos sectores da AT a nível nacional.