igepe-visita-regadio-limpopoA Presidente do Conselho de Administração (PCA) do IGEPE, Ana Isabel Senda Coanai visitou o Regadio de Baixo Limpopo (RBL), empresa pública que gere a terra, a água, as infraestruturas hidráulicas e presta assistência técnica aos agricultores nos distritos de Xai-Xai, Chongoene, Limpopo e Chibuto, cuja área abrange um total de 70.000 hectares.


A visita enquadra-se em divulgação da Lei e Regulamento do Sector Empresarial do Estado (SEE), a qual visa, dentre outros objetivos, estabelecer um regime jurídico adequado para o desempenho das empresas do SEE, estabelecer os princípios e regras aplicáveis ao Sector e definir a forma e pressupostos para a criação das empresas.


No âmbito da mesma visita decorreu a 1ª Assembleia Geral do RBL onde foram debatidos temas como a apreciação e deliberação do relatório e contas do exercício económico de 2018; a apreciação e deliberação sobre a proposta de aplicação de resultados; a apreciação e deliberação sobre o plano de viabilização do RBL; a apreciação e deliberação sobre outros assuntos de interesse para a empresa.
Durante os dois dias de visita, Ana Coanai teve a oportu

nidade de conhecer a Central de Processamento de Hortícolas de Limpopo (CEPHOL), a fábrica de processamento de arroz da Wanbao e reuniu com os agricultores do Regadio de Baixo Limpopo.
A CEPHOL é um projecto que foi financiado pelo Governo de Moçambique, através do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que emprega cerca de 100 homens e mulheres, com um volume de produtos processados de 10.3 toneladas por dia de hortícolas, frutas, raízes, tubérculos e feijões.


Coanai teve igualmente a oportunidade de manter encontro com agricultores para auscultar as suas preocupações e desafios, tendo prometido efectuar mais visitas ao local.