O Secretário Permanente (SP) do Ministério da Economia e Finanças (MEF), Domingos Lambo, disse estar satisfeito com os avanços de integração regional que a África Oriental e Austral (MEFMI), registam muitas vezes com a capacitação que o MEFMI organiza tendo em vista a melhor gestão macroeconómica e promoção do desenvolvimento económico da região.
Lambo, que falava em Maputo na sessão de abertura do curso sobre Gestão Macroeconómica dirigido aos técnicos do MEF, sublinhou que as capacitações do MEFMI são de extrema importância para o MEF na medida em que, pelas suas atribuições, este sector coordena a formulação de propostas de políticas e estratégias de desenvolvimento integrado, macroeconómica, tributária, aduaneira, orçamental, seguros, previdência social dos Funcionários e Agentes do Estado e dos Combatentes.
O seminário, de 10, dias enquadra-se no Plano de Formação do MEF e visa preparar os técnicos que lidam com as matérias de gestão financeira, bem como da despesa pública.
Para o SP a Capacitação do MEFMI configura-se oportuna e acontece num momento em que o Estado aprimora cada vez mais, os mecanismos dos processos de colecta da receita pública, visando o financiamento dos projectos de desenvolvimento socioeconómico. "Queremos exortar para maior participação e interação sobre a matéria em debate e que os conhecimentos adquiridos nesta formação sejam replicados a todos os níveis, servindo para a melhoria do desempenho da Gestão das Finanças Públicas do País, no geral, e do MEF, em particular”, frisou o Domingos Lambo.
Os conteúdos ministrados nesta capacitação irão contribuir para a compreensão do funcionamento das grandes variáveis macroeconómicas, a sua relação entre a utilização dos recursos públicos e seu impacto, visando o alcance da transparência orçamental.
Moçambique é membro de pleno direito do MEFMI desde Dezembro de 2004, altura que o governo assinou e ratificou os instrumentos de adesão ao organismo.